A LIGA DE AMIGOS da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito constitui, a par do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal (cada um com funções específicas) os Órgãos Gerentes desta instituição. Os sócios efetivos da LIGA DE AMIGOS participam na eleição de um elemento do Conselho de Administração, dos três elementos do Conselho Fiscal e dos três elementos da Mesa da Assembleia da Liga de Amigos, e podem ser eleitos para qualquer um destes órgãos.

A inscrição na LIGA DE AMIGOS está aberta a qualquer pessoa, maior de 18 anos, e a sua efetividade concretiza-se através da aprovação da inscrição pelo Conselho de Administração e pelo pagamento de uma quota anual no valor de €5,00. Os fundos provenientes das quotas revertem a favor do desenvolvimento da instituição.

Entre as suas principais funções contam-se, segundo o seu Regulamento (consulte aqui documento integral em pdf):
a)    Apreciar até 15 de Novembro de cada ano o programa de ação e orçamento da instituição do ano seguinte;
b)    Apreciar até 31 de março de cada ano o relatório anual e contas da gerência da instituição relativos ao ano anterior;
c)    Eleger periodicamente, de 3 em 3 anos, em Dezembro, os três elementos da Mesa da Assembleia da Liga de Amigos, um membro do Conselho de Administração e os três membros do Conselho Fiscal. No caso de ficar vago algum dos cargos referidos anteriormente procederá à eleição de um substituto, que exercerá funções até ao fim do triénio;
d)    Pronunciar-se sobre todos os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Conselho de Administração;
e)    Efetuar propostas ao Conselho de Administração que tenham em vista o desenvolvimento ou melhor funcionamento da Instituição.

Ficha de Inscrição (pdf)- Faça-se membro da LIGA DE AMIGOS!